OGUNTEC / Oxumtec

OGUNTEC<br>Oxumtec

OGUNTEC / Oxumtec

O Oguntec é um programa de educação STEM (Science, Tecnology, Enginnering and Math/Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) realizado pelo Instituto Cultural Steve Biko e que congrega um conjunto articulado de ações de fomento à ciência, tecnologia e inovação direcionadas para jovens negros /as. A perspectiva é de estimular a incorporação de saberes científicos e tecnológicos ao ambiente cultural desse segmento, preparando-o para interagir com os novos desafios da “sociedade tecnológica” - marcadamente competitiva e lastreada em conteúdos científicos e tecnológicos - aumentando as possibilidades de superação das desigualdades raciais e de gênero, presentes no contexto do mercado de trabalho e distribuição de renda.

 

A metodologia é pautada em uma abordagem interdisciplinar e contextual dos conteúdos e o aprendizado baseado na solução de problemas/desafios. Além disso, todas as iniciativas pedagógicas do programa têm como temas transversais a ciência, a tecnologia e as ações de superação do racismo e do sexismo — tendo em vista a relevância dessas duas temáticas para autoestima e motivação dos estudantes.

 

Atualmente, o Oguntec está presente em 10 escolas públicas estaduais situadas nas cidades de Salvador, Ilha de Vera Cruz, Lauro de Freitas, Camaçari e Cruz das Almas contemplando um total de 100 estudantes ­- 10 estudantes por escola..

 

Parcerias com as Escolas Estaduais 

 

O programa Oguntec é desenvolvido em parceria com Escolas Públicas Estaduais da Bahia, tendo como objetivo central a união entre as escolas estaduais do Estado da Bahia e o Instituto Cultural Beneficente Steve Biko (ICBS) para a construção de uma articulação em rede que promova uma educação científica e tecnológica capaz de fazer frente aos desafios postos pela sociedade tecnológica, especialmente no que tange a empregabilidade e a superação das desigualdades socioeconômicas perpetradas pelo racismo e o sexismo.

 

Projeto OXUMTEC - O Instituto Cultural Steve Biko lançou no início do mês de agosto o projeto Oxumtec, que tem o objetivo dar apoio psicossocial e socioeconômico a mães de estudantes do Programa Oguntec. O nome do projeto Oxumtec faz alusão a uma importante divindade da religiosidade de matriz africana, OXUM, entidade associada à capacidade de liderança e empatia das mulheres. Esse projeto é fruto das reflexões do grupo em relação ao papel das famílias no desempenho dos estudantes.

 

As ações do projeto Oxumtec serão direcionadas para 100 mães de estudantes do programa Oguntec, com vistas a promover o empoderamento social, emocional, político e econômico dessas mães para que possam superar desafios impostos pelo racismo e sexismo estruturais, bem como, possibilitar a elas uma participação qualificada e ativa no projeto político-pedagógico do Oguntec e, consequentemente, contribuir para a melhoria do rendimento educacional dos seus filhos e filhas.

Parcerias