Quem Somos

info_5337_1.jpeg

INSTITUTO BENEFICENTE CULTURAL STEVE BIKO

 

O INSTITUTO CULTURAL STEVE BIKO (ICSB), recebe o nome do líder sul-africano, Steve Biko, grande referência da luta contra o Apartheid na África do Sul. Fundado em 31 de julho de 1992, o ICSB é fruto da ação inovadora de jovens militantes negros e negras que criaram o primeiro curso, no Brasil, destinado a formação política e preparação sistemática de estudantes negros e negras para o acesso às universidades, sendo considerado o primeiro Quilombo Educacional do Brasil.

 

Ao longo desses 31 anos, o ICSB vem desenvolvendo diversas atividades no campo político e educacional que já resultaram em políticas públicas para o combate às desigualdades raciais, obtendo por isso o reconhecimento das principais Instituições e movimentos sociais em nosso País, valendo destacar dentre outras homenagens a Premiação Nacional de Direitos Humanos, no ano de 1999, concedida pelo Ministério da Justiça e o XXIII Prêmio Nacional Jovem Cientista em referência ao nosso programa de fomento à ciência, tecnologia e inovação para jovens negros e negras o qual foi objeto do artigo vencedor conquistado pela nossa estudante egressa Sheila Regina.

 

 


MISSÃO

 


VISÃO


VALORES

Promover a ascensão político-social da população negra por meio da educação e valorização da sua ancestralidade.

Até 2026, conceber a Faculdade Steve Biko, uma instituição de ensino superior referência no desenvolvimento de iniciativas que valorizam a diversidade étnico-racial, contemplando os saberes e fazeres da cosmovisão da produção do conhecimento.

Baseiam-se no princípio filosófico Ubuntu que prioriza as conexões humanas, a coletividade, o comprometimento, o respeito, a generosidade, a solidariedade e a empatia.

 

 

Parcerias: