PRÉ-VESTIBULAR

PRÉ-VESTIBULAR

PRÉ-VESTIBULAR

O Pré-vestibular do Instituto Cultural Steve Biko (ICSB), organização do Movimento Negro, foi iniciado em 1992, a partir da criação de uma Cooperativa Steve Biko, gerida por estudantes e professores negros do estado da Bahia.  

 

Após 31 anos de criação, o curso Pré-vestibular, já benefíciou muitos estudantes negros e negras da cidade de Salvador, a partir da abertura de editais públicos anuais para inscrições para o processo seletivo do Curso Pré-vestibular Steve Biko para que os selecionados sejam preparados para o acesso ao ensino superior, em formato remoto.

 

Anualmente são disponibilizadas 75 (setenta e cinco) vagas para turma única, no turno da noite, com o cadastro de reserva de até 25 vagas.

 

Funcionamento do Pré-vestibular

 

O nosso objetivo principal consiste em contribuir na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e formação em Cidadania e Consciência Negra (CCN), oportunizando jovens e adultos negros e negras, oriundos de escolas públicas a ingressar em diversos cursos, em especial, os cursos de Medicina e Direito, comumente de grande demanda por vagas nas seleções de ingresso nas universidades e considerados estratégicos em momentos de crise sanitária e de violações de direitos.

 

Vale ressaltar a missão do Instituto Cultural Steve Biko no desenvolvimento das ações estratégicas para promover a ascensão político-social da comunidade negra por meio da educação e do resgate de seus valores ancestrais, contribuindo assim para a redução das desigualdades sociorraciais em nosso país.

 

Etapas do processo seletivo

 

São realizadas duas etapas classificatórias:

 

1ª. Etapa

 

Os estudantes precisam escrever e enviar uma redação presencialmente, em horário pré-estabelecido pelo edital. A redação vale 60 pontos;

 

2ª Etapa

 

A segunda etapa consiste na análise de documentos e participação na aula de Conhecimento Institucional, com valor de 40 pontos.

 

A classificação será em ordem decrescente com no máximo 100 (cem) pontos e haverá desclassificação para pontuação total inferior a 50 (cinquenta) pontos.

 

Sobre as aulas 

 

As aulas do curso ocorrerão das 18:00h às 21:00h, de segunda a sexta. Aos sábados, das 13h30 às 16h30, domingos e feriados ocorrerão aulas e atividades em horários a serem determinados pela coordenação do curso em formato presencial;

 

O curso tem duração aproximada de nove (09) meses;

 

As atividades serão desenvolvidas na modalidade presencial. Os estudantes deverão também participar dos Simulados e pesquisa de satisfação, que ocorrerão em dois momentos durante o curso;

 

A sede do Instituto Cultural Steve Biko está situada à Rua do Paço, 04. Largo do Carmo, 2º andar Pelourinho – Salvador.

Parcerias