No próximo dia 23 de maio, o Instituto Steve Biko convida tod@s para participar de uma aula especial do Curso “Processos Educacionais e Travessias Negras: Formação para o Ensino de História da África e de História e Cultura Afro-brasileira". Será na sede do Instituto, no Largo do Carmo, Pelourinho, às 13h30.
Realizado pelo CEPAIA/UNEB, em parceria com a Biko e outras organizações, o Curso já está em seu segundo módulo e abre as portas para receber pesquisadores e interessados no tema - além dos educadores já inscritos.
Neste dia (23), uma terça-feira, o tema será “Movimentos negros no Brasil: Legislação e políticas públicas para populações negras; saúde e empoderamento da população negra”, com a participação do presidente de honra do Instituto, vereador e economista, Silvio Humberto Passos Cunha e a pesquisadora, mestra em Antropologia Social (USP), Taynar Pereira.
A iniciativa tem por objetivo formar educadores(as), amparada nas determinações da Lei nº 10.639/03 e DCNs para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas. A Biko integrou equipe que formulou o projeto, e também tem alguns de seus professores no corpo docente do Curso.
A aula começa a partir das 13h30 e é aberta ao público. É necessário se inscrever no formulário online (acesse aqui).
Nesta aula, a Biko fornecerá certificado online aos participantes. Já no dia 8 de junho, último encontro presencial deste módulo, a aula será na sede do CEPAIA, também no Largo do Carmo, em mesmo horário. O tema será "Literatura Negra: África e Diáspora; populações negras: gênero e sexualidades".