Programa Oguntec realiza primeiro Rolezinho Tecnológico de 2024

  • Home
  • Notícias
  • Programa Oguntec realiza primeiro Rolezinho Tecnológico de 2024
Programa Oguntec realiza primeiro Rolezinho Tecnológico de 2024

Programa Oguntec realiza primeiro Rolezinho Tecnológico de 2024


Dia de descoberta e muita ciência com a realização do primeiro Rolezinho Tecnológico do programa Oguntec, na tarde da última sexta-feira,07/06, no Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador. Nesta atividade estiveram presentes estudantes e monitores dos colégios estaduais Mestre Paulo dos Anjos/Bairro da Paz e o Edgar Santos/Garcia.

O Rolezinho Tecnológico é uma das diversas ações desenvolvidas no Programa Oguntec que visam proporcionar a exploração de descobertas em centros de Ciência e Tecnologia para os jovens.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Programa Oguntec, Cristina Santos, a experiência do Rolezinho é sempre positiva, pois é um momento de interação entre os estudantes de escolas diferentes.

“Iniciamos as atividades do Rolezinho Tecnológico como proposta formativa para aguçar nos jovens a produção do conhecimento teórico e prático. Acreditamos que a diversidade de conhecimento presente no entorno do e no Museu Geológico fomentou a curiosidade, contribuindo com outras perspectivas de conhecimento que os jovens trazem de suas vivências. A intenção foi explorar novos aprendizados para que os estudantes coloquem em prática na sala de aula e dialoguem com outras possibilidades educativas. O Programa Oguntec possibilita o diálogo com outros espaços de saberes, promovendo o acesso aos bens culturais e a inovação tecnológica”, afirmou a coordenadora.

 

Imagem: Ascom Biko

Steve Biko, professor e um dos coordenadores do Rolezinho, aproveitou o roteiro para dar uma aula no próprio local sobre as espécies e fez um resumo sobre o Tempos Geológico, reforçando que a vida começa de forma celular. 

Para a professora de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que gerencia as atividades do Rolezinho Tecnológico, Jéssica Macedo, a experiência de organizar a visita ao museu é sempre rica e gratificante para todos os envolvidos. “Como professora de CTS, acredito que essa visita proporcionou uma oportunidade única de aprendizagem prática e envolvente, permitindo que os alunos visualizassem de perto os conceitos discutidos em sala de aula. A experiência no Museu Geológico da Bahia foi fascinante. Os alunos estavam encantados com a variedade de exposições e a riqueza de informações disponíveis. Ver a excitação e a curiosidade nos olhos deles enquanto exploravam os fósseis, as amostras de minerais e os mapas geológicos foi extremamente recompensador. A visita não só ampliou o conhecimento dos alunos, mas também reforçou a importância da geologia e da preservação ambiental em nossa sociedade”, concluiu Jéssica.

O passeio pelo Museu Geológico teve também a presença dos professores Steve Biko (Biotecnologia), Jessica Macedo (Biologia), Ivo Ferreira (Linguagens) e dos coordenadores Cristina Santos (Pedagogia) e Paulo Mendes (Tecnologias Educacionais), Luana Lopes de Queirós (assistente do Oguntec) e das monitoras Jadimile de Souza, Elque Santos e Hebert Silva.

O Programa Oguntec promove um conjunto de ações de fomento à ciência, tecnologia e inovação direcionadas para jovens negros/as, por meio de parcerias estabelecidas com escolas públicas do Estado da Bahia. Atualmente, contempla 100 estudantes em 10 escolas parceiras nos municípios de Salvador, Camaçari, Cruz das Alma, Lauro de Freitas e Ilha de Vera Cruz e o Ouri, Quilombo Educacional de Salvador.

 

Foto: Ascom Biko

Confira aqui mais imagens da Visita ao Museu Geológico da Bahia, em Salvador.



Parcerias: