Na última sexta-feira, 24/05, o Instituto Cultural Steve Biko participou do Fórum Gestão Democrática e Educação Transformadora, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O evento, realizado em parceria com a Ashoka, reuniu educadores, inovadores sociais, estudantes para pactuar um grande compromisso pela valorização da potência de transformação de adolescentes e jovens.
De acordo com Lázaro Cunha, diretor executivo do Steve Biko, que representou o Instituto na mesa temática “Cultura, comunicação, educação: derrubando os muros”, “a Biko nasceu para a educação, sendo assim, todos os projetos da instituição têm a preocupação de convergir essas duas áreas tão importantes para o desenvolvimento da comunidade negra e que tem cada dia colocado a juventude em contato com o mundo e com o seu sucesso, tanto profissional quanto pessoal, pois os nossos jovens são potências e que precisam ter acesso a mais políticas públicas”.
Imagens: Ascom IAT/SEC-BA
Também estiveram nesta mesa, que teve o objetivo de realizar um diálogo entre atores da cultura, da educação e comunicação, representantes da Agência Jovem de Notícias do IAT, Coordenação de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais (Cojepe SEE-BA), da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult/BA), da Ashoka, a que é a pioneira e maior rede global de empreendedorismo social, com 90 países participantes.
Além do tema, na mesa na qual a Biko participou, outros três tiveram destaque no Fórum: “A potência transformadora das juventudes e o ensino médio”; “A gestão democrática, o sentido público e a potência da comunidade para a educação transformadora”, “Formação de professores transformadores”.
Imagens: Ascom IAT/SEC-BA
De acordo com o diretor geral do IAT, Iuri Rubim, a Secretaria da Educação da Bahia, tem a certeza que “a Bahia é um território composto de riqueza de identidades e pessoas comprometidas com a equidade”.