Adolescente - O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - completa 30 anos da sua regulamentação no dia 13 de julho. Para celebrar a data e reafirmar o compromisso de garantia de direitos e combate aos retrocessos, o Instituto Cultural Steve Biko realiza nos dias 13 e 15 de julho, às 19h, no Instagram Institucional da Biko (@icstevebiko), as lives Encontros com Biko: 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – Eca.
Para esse debate foram convidadxs os adolescentes e influenciadores digitais Adriel Oliveira (@livrosdodrii) e Ndeye Fatou Ndeaye (@fatouoficial), de 12 e 15 anos, respectivamente. Os adolescentes são protagonistas na internet e utilizam as redes sociais para falar de assuntos diversos como educação, leitura, comportamento, moda, arte e combate ao racismo.
Também foram convidadas a assistente social da Biko e da Ufba, a pedagoga Juliana Marta e professora da Biko e conselheira municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ivanete Peixoto. A mediação do debate será do gestor administrativo da Biko, George Oliveira.
A Biko destaca a importância do debate por sua atuação tem alcançado, majoritariamente, a juventude negra de Salvador nos seus projetos, por isso, discutir a infância e juventude é fundamental tanto para elucidar as graves consequências da violação de direitos quanto para contribuir com a expertise de sua atuação na área social: a discussão e intervenção das expressões das questões sociais e raciais.
Programação:
13/07 - 19h
Juliana Marta – Assistente Social da Biko e Ufba e Pedagoga
Adriel Oliveira – Estudante e Influenciador digital
15/07 – 19h
Ivanete Peixoto – Professora da Biko e conselheira municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
Ndeye Fatou Ndeaye - Estudante e Influenciadora digital