Na curva da Casa D'Itália, Campo Grande, em Salvador, um prédio branco se destaca na esquina. É a futura sede do Instituto Steve Biko, que já está com cerca de 60 % de sua obra concluída. Isso equivale a já à etapa de revestimento interno das paredes e chão.
Vai começando a tomar forma internamente aquela que vai abrigar um antigo sonho: a Faculdade Steve Biko. São mais de 300m² de área construída, três andares sustentáveis que já tem o projeto de captação de água da chuva para reuso, teto verde e acessibilidade contemplada. Dirigentes da Biko estiveram na sede no último sábado (8) para uma avaliação da obra.
A previsão é de que a Faculdade abrigue quatro salas de aula, uma Biblioteca, Brinquedoteca e salas administrativas. Estas salas acolherão uma experiência que pautará a diversidade em todos os seus aspectos. Ao todo, a Faculdade poderá receber 600 estudantes por dia. Dentre os pilares que guiarão esta Faculdade, está a promoção de iniciativas que valorizem a diversidade etnicorracial, que contemplem os saberes e fazeres da cosmovisão africana e suas diásporas na produção de conhecimento.
As próximas etapas serão para finalização dos revestimentos, instalações elétricas e da redes lógica, e hidráulica, de sistema de refrigeração e aquisição de mobiliário.
O sonho está cada dia mais próximo, e poderá contar com o apoio de tod@s aquel@s que acreditam neste projeto e que militam pela ascensão da juventude negra. É permanente a campanha com o intuito de angariar recursos de qualquer valor, a serem destinados à continuidade das obras da Faculdade. O intuito é manter a arquitetura original do prédio, reciclando-o e dotando-o de uma nova estrutura, sustentável, acessível e inclusiva.
Para isso, qualquer valor será aceito nesta campanha, de modo a mobilizar tod@s em prol desta Faculdade, que pretende ser referência em excelência na formação acadêmica e produção de pesquisa científica para superação das desigualdades. Veja AQUI como doar.