A primeira edição do fórum “O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo” acontecerá em 25 de julho, em Salvador. A rodada de conversas e debates vai levantar reflexões sobre as possibilidades de reconexão dos afro-brasileiros com o continente africano através do turismo, ampliando perspectivas e despertando novos vínculos e descobertas. A Bko participará do evento, com a presença em painel da Coordenadora do Programa de Intercâmbio, Ana Luísa Dias.
O fórum tem curadoria da turismóloga Thainá Santos e será dividido em três painéis principais que buscam abordar diferentes questões atreladas ao tema, como racismo, preconceito, discriminação racial, a invisibilidade do negro como protagonista das suas atividades de lazer e turismo, afroturismo e sobre novas formas do viajante negro se relacionar com a experiência turística.
O Fórum “O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo” é organizado pelo South African Tourism e pela TI Comunicações, que representa o turismo da África do Sul na América Latina.
Cronograma
18h30 às 19h00 – Credenciamento
19h00
Painel 1 - Turismo e Relações Étnicos-Raciais
Tâmara Azevedo - Secretaria de Turismo do Estado da Bahia
Painel 2 - Turismo e Experiência Afrocentrada no Brasil
Ana Luisa Araújo Dias - Instituto Cultural Steve Biko
Sauanne Bispo - Go Diáspora (Instagram: @godiaspora)
Painel 3 - África do Sul e seus atrativos
Tati Isler – Representante do Turismo da África do Sul (Instagram: @descubraafricadosul)
Painel 4 - O que é a África do Sul pra você?
Gabi Oliveira - Comunicadora Social | Youtuber | Ativista (Instagram: @gabidepretas)
Luci Gonçalves - Criadora de Conteúdo e Youtuber (Instagram: @lucigoncalvesa)
Wendy Andrade - Fotógrafo, filmaker e criador de conteúdo (Instagram: @_wendyandrade)
22h - Encerramento
Sobre o South African Tourism
O South African Tourism (Turismo da África do Sul) é a agência nacional de turismo responsável pelo marketing da África do Sul e tem como intuito promover o país como um destino turístico nacional e internacionalmente. O órgão promove a África do Sul, não apenas através das inúmeras atrações e atividades turísticas do destino, como também através da cultura, arte, história, gastronomia, vinhos etc. Tem como objetivo fazer do turismo o principal motor econômico da África do Sul, e assim promover uma melhoria econômica e social sustentável para todos os sul-africanos. Ao mesmo tempo, comercializam e promovem o destino como parte integrante da África e da África Austral. No Brasil, o South African Tourism é representado pela TI Comunicações