Um encontro com um lugar ancestral para as religiões de matriz africana, um encontro de matas, trilhas e águas. O lugar perfeito para ampliar o aprendizado dos jovens bikud@s que se preparam para entrar no Ensino Superior, mas também para enfrentar a sociedade cientes de suas histórias.
No dia 14 de julho (domingo), a partir das 8h, no Parque São Bartolomeu (Subúrbio de Salvador), será realizada mais uma edição da Trilha Ancestral - ação anual que proporciona aos alunos da Biko o contato com uma reserva de Mata Atlântica, com árvores e pedras do bioma original, onde a fauna e a flora são sagradas para as religiões de matriz africana.
Além de transmitir, em meio à natureza, conteúdos das áreas do conhecimento, como Matemática, Linguagens, Química, dentre outras disciplinas tradicionais do pré-vestibular/ENEM. A Trilha Ancestral é aberta ao público que queira acompanhar a aula dada pelos professores da Biko.
Ao longo do trajeto, são feitas paradas em pontos estratégicos e históricos, como as Cachoeiras de Nanã, de Oxum, Oxumarê, dentre outros locais. Confira:
PROGRAMAÇÃO Trilha Ancestral
8h – Acolhimento no Auditório
Aula de Química na Cachoeira de Oxum: Água, processos químicos ocorridos na degradação do meio ambiente, emissão de gases , descartes de materiais não perecíveis.
Aula de Biologia na Cachoeira de Oxumarê: Biodiversidade e espécies ameaçadas
Aula de Geografia na Cachoeira de Nanã: Meio Ambiente para o ENEM, solo e espaços geográficos, poluição.
Aula de Matemática e Física na Ponte acima da Cachoeira: Calcular as áreas quilombolas, o uso estratégico do espaço pela líder Zeferina e usar a Etnografia Religiosa; cálculo da área utilizada pelo governo federal para homologação e Quilombos.
Aula de Cidadania - Retorno recolhendo material descartável (lixo).
Aula de Linguagens - Poesias (incentivo para o Concurso Anual de Redação da Biko)
Encerramento com o Grupo de HipHop Rajada de Consciência