Instituto Steve Biko participa da Flipelô 2023

 Instituto Steve Biko participa da Flipelô 2023

Instituto Steve Biko participa da Flipelô 2023


A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) é um momento de celebração da literatura na Bahia, que historicamente tem contribuição massiva da população negra em todos os seus processos de realização. Este ano, o Instituto Cultural Steve Biko foi novamente convidado para participar da Flipelô, organizando a mesa Ancestralidade, Africanias e Letras de Terreiro. Para debater este tema, teremos as escritoras Tarry Cristina Pereira (Ba/Steve Biko), Yara Santiago (Ba/Steve Biko) e o escritor Ivo Ferreira (Diretor de Comunicação/Steve Biko), no dia 10 de agosto, às 16 horas, na nossa sede, no Pelourinho.

FLIPELÔ 2023

A Festa Literária Internacional do Pelourinho, que será realizada entre os dias 09 a 13 de agosto, é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, com o principal objetivo de estimular a literatura entre os jovens e preservar e valorizar a memória do escritor Jorge Amado, assim como a arte e a cultura da Bahia em todas as suas expressões.

Nesta sétima edição, a feira homenageia a Yalorixá e escritora Maria Stella de Azevedo Santos (Mãe Stella de Óxossi). Autora de nove livros que registram para posteridade o saber ancestral das religiões de matrizes africanas. Ganhadora de muitos prêmios, ocupou a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia e recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades Federal e do Estado da Bahia. Jorge Amado guardava grande respeito e amizade por Stella de Oxóssi, proclamando-a como irmã.

Vale ressaltar que toda a programação da Flipelô é gratuita, realizada em diversos espaços do Centro Histórico de Salvador. Para mais informações acesse o site da Feira.

SOBRE OS PARTICIPANTES

Yara Conceição de Oliveira Santiago é filha de santo da Ialorixá Maria Matos de Carvalho (Ilê Axé Omi Orunmila); Ebomi e Iyakekerê do Ile Asé Omo Alagbedê Ogum Toólá – Babalorixá Joselito de Souza Santos. Tem graduação em letras Vernáculas (UCSAL); É especialista em Estudos Linguísticos e Literários (UFBA); Mestra em Estudo de Linguagens (UNEB) e doutoranda em Literatura e Cultura (UFBA). Também é pesquisadora do grupo de pesquisa Yorubantu – Epistemologias Yorubá e Bantu (UFBA) e professora da rede Municipal de Mata de São João, Bahia.

Tarry Cristina Santos Pereira é graduada em Pedagogia com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Gestão Escolar. É colaboradora do Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (Grumap) e do Instituto Cultural Steve Biko. Atualmente Gestora do Município de Salvador. É autora do e-book RACISMOS.

Ivo Ferreira de Jesus é etnolinguística, doutor em Letras (UFBA). Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Atualmente, é professor do Instituto Federal Baiano (Ifbaiano), professor voluntário (desde 1993) do Instituto Cultural Steve Biko. É autor do livro O Deus do sal e outras correntezas, lançado pela editora Chiado Brasil, em 2021.

SERVIÇO

O QUE: Palestra: Ancestralidade, Africanias e Letras de Terreiro

QUANDO: 10 de agosto de 2023, 16 horas

ONDE: Sede do Instituto Cultural Steve Biko (Rua do Paço nº 4. Pelourinho/Carmo) (Salvador-Ba).

MAIS INFORMAÇÕES: https://flipelo.com.br ; www.stevebiko.org.br

bikovive



Parcerias