Oguntec - Estudantes organizam Seminário sobre memória do Garcia

  • Home
  • Notícias
  • Oguntec - Estudantes organizam Seminário sobre memória do Garcia
Oguntec - Estudantes organizam Seminário sobre memória do Garcia

Oguntec - Estudantes organizam Seminário sobre memória do Garcia


“A Fazenda Garcia em valores afro-brasileiros: memória, ancestralidade e oralidade”. Este será o tema do Seminário pensado e construído pelos estudantes do programa Oguntec, destinado a aproximar jovens negros e negras de escolas públicas das Ciências e tecnologias. A iniciativa é de um grupo de alunos que vem, desde maio, pensando em como preservar a memória do bairro do Garcia a partir dos instrumentos tecnológicos. O Seminário será realizado na próxima quinta-feira (23), às 14h, no Colégio Edgard Santos (Garcia).

O grupo é um dos formados na atual turma do Oguntec, que envolve mais de 30 alunos do curso de Administração do Colégio Edgard Santos, no Garcia - bairro que será beneficiado com os resultados de outros grupos que vem pensando o Reuso da Água, Acessibilidade, uso da Energia Solar e gestão dos Resíduos Sólidos - nos chamados "Desafios".

O Seminário do Desafio "Memória" tem como objetivo estimular os estudantes do Colégio e a comunidade a pensarem o território onde estão inseridos a partir dos seguintes elementos: memória, história e ancestralidade. Na ocasião, será analisado como esse território foi constituído, qual memória coletiva ele carrega e como ele se constituiu. Para que as novas gerações se apropriem desta memória, será abordada a perspectiva do fortalecimento de vínculos, da autoestima (empoderamento) e preservação histórico-cultural do bairro. O evento será aberto ao público.

Saiba mais sobre todos os Desafios que, com patrocínio da Dow Química, beneficiará o bairro do Garcia, em Salvador. 

Programação

Data: 23 de novembro de 2017 / Local: Centro Educacional Edgard Santos 

 

14h – Mesa de Abertura 

14h30 – A história da constituição do bairro – Fazenda Garcia e o Brasil Colonial: quais são as ligações dessa história? – Professor Adelmo Duarte 

15h30 – As expressões culturais e sua importância na história do bairro – João Barroso

16h30 – A educação no bairro e a importância do Centro Educacional Edgard Santos – Maria Auxiliadora Barroso

Encerramento: Exposição fotográfica sobre o bairro



Parcerias