Nesta reta final dos estudos - ENEM e Vestibulares - nossos estudantes bikudos consolidam, cada vez mais, as ferramentas necessárias para acessar o Ensino Superior. Após o Aulão ENEMgrecido, o ritmo acelera em Sala com as revisões. Mais de 40 estudantes do Pré-Vestibular já ultrapassaram o portão de entrada este ano e o foco daqueles que ainda tentam só se fortalece. São diversos os cursos buscados pelos estudantes do Pré.
"Eu quero cursar Medicina e trabalhar na área de ajuda humanitária com o programa Médicos Sem Fronteiras. Como todo mundo da Biko é oriundo de escola pública, os professores entendem nossa dificuldade por ter vindo de um ensino médio tão precário. Nossa realidade e nosso contexto social é levado em conta, além disso, temos uma perspectiva bem sociológica e uma formação crítica e política da vida." - Viviam de Oliveira, 21 anos.
Uma certeza consolidada pela disciplina Cidadania e Consciência Negra - a CCN, dada a cada sexta-feira e que desponta a Biko como um cursinho de uma pedagogia diferenciada. É nela que a noção de pertencimento a uma comunidade é formada. A transversalidade da disciplina - em meio às demais tradicionais - é que coloca o ensino e o aprendizado em sintonia.
"Eu quero estudar Jornalismo. Depois que entrei na Biko comecei a me ver como uma pessoa negra, aprendi a me tornar um ativista. Isso mudou minha vida completamente, vejo o mundo de uma forma diferente, mais política. Alterei meu modo de pensar", diz Ítalo Lima, 17 anos.
Da mesma forma, o apoio dos professores, da equipe de Assistência Social e Psicológica, vem contribuindo - não somente para a permanência dos estudantes em meio às dificuldades, como na decisão da profissão. É o caso de Vitória Reis, 18 anos.
Eu estava muito indecisa do que queria estudar, e a Biko me deu esse apoio no processo de decisão e me formou enquanto cidadã. Quero estudar Economia. O CCN me ensinou que cada vez mais eu quero crescer enquanto mulher negra e me preparar para os enfrentamentos que terei de ter na Universidade pública", diz.
Assim, há 25 anos, a Biko vem construindo uma juventude forte, consciente e determinada. Mais de 2 mil jovens adentraram o Ensino Superior pautados nesta consciência neste período. E o número só cresce.
Pela frente, os bikudos tem mais uma batalha: o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, uma importante ferramenta que viabiliza o acesso nas Universidades.
As provas serão nos dias 5 e 12 de novembro, para as quais estão inscritas mais de 400 mil pessoas no estado.