Biko convida a escritora Lívia Natália para a Trilha Ancestral neste domingo (16)

  • Home
  • Notícias
  • Biko convida a escritora Lívia Natália para a Trilha Ancestral neste domingo (16)
Biko convida a escritora Lívia Natália para a Trilha Ancestral neste domingo (16)

Biko convida a escritora Lívia Natália para a Trilha Ancestral neste domingo (16)


Neste domingo (16), o Instituto Steve Biko dará início às celebrações pelos 25 anos de sua atuação em prol do acesso a jovens negros e negras ao Ensino Superior. A Trilha Ancestral começará às 8h30 com aulas interdisciplinares em meio às cachoeiras e vegetação peculiares do Parque São Bartolomeu - Subúrbio de Salvador. 

A programação conta com atividades culturais também, dentre elas um momento especial com escritoras negras - uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, 25 de julho. Esta atividade integra o Julho das Pretas. 

O Encontro “Mulheres Negras, Oralidade e Registro – Palavras que Encantam” começará às 14h. Será um ciclo de conversas em que as escritoras negras Lívia Natália, Lidiane Ferreira e Vânia Melo compartilharão com os alunos de suas histórias de vida e obras já publicadas. Esta atividade será aberta ao público e, ao longo dela, haverá apresentações de Poesia, Música e Teatro do Coletivo Zeferinas.   

“A história da Biko faz parte do rol de luta e conquistas do povo negro baiano. Para além das pessoas diretamente beneficiadas, temos uma rede de pessoas – pais, filhos, irmãos - que, de alguma maneira, participam também deste progresso intelectual, financeiro, que a população negra almeja e necessita. Os 25 anos da Biko sinalizam que a luta não tá perto de acabar, que temos pessoas engajadas pra fazer um combate forte e estruturado ao racismo, que é estruturante das relações sociais, e esse combate é feito com a arma mais poderosa que é a Educação. Fico extremamente feliz de compartilhar desta celebração, tão necessária.- Lívia Natália

Lívia Natália é poeta, doutora em Literatura e Professora Adjunta de Teoria da Literatura na Universidade Federal da Bahia. Autora dos livros Água Negra (Prêmio Banco Capital de Poesia/2010), Correntezas e Outros Estudos Marinhos/2015 (ed. Ogum´s Toques Negros) e Água Negra e Outras Águas/2016 (Caramurê). É a única poeta baiana incluída na antologia É agora como nunca (Companhia das Letras, 2017), organizada por Adriana Calcanhotto. Seus próximos projetos são os livros: Dia bonito pra chover, Sobejos do Mar, e um livro infantil, As fantásticas Aventuras de Lili.

Confira aqui a programação da Trilha Ancestral!

 



Parcerias