A disciplina Cidadania e Consciência Negra, dada às sextas-feiras na sede da Biko, no Pelourinho, não é apenas uma aula, é uma oportunidade de refazimento e construções em todos os sentidos. É uma oportunidade que os estudantes tem de acessarem bens dos mais variados – para além dos conhecimentos específicos do pré-vestibular.
Para ampliar o conhecimento dos alunos, há o dia de “Acesso a Bens Culturais”, estratégia pedagógica que estimula a reflexão por meio de vivências práticas d@ s cursistas. Dentre as ações estão dinâmicas de grupos, palestras, exposições dialogadas, apresentação de vídeos e matérias de jornais e peças teatrais. Nesta quarta (28), os estudantes assistirão o espetáculo "As Pequenas Raposas", no Teatro Martim Gonçalves (UFBA).
Na obra de Lillian Hellman, é instigado o debate acerca da ganância, da corrupção, do machismo e do racismo. A ideia dos atores é tirar o espectador da zona de conforto e convidá-lo ao debate do tema da corrupção e suas nuances.
Os estudantes farão, ainda, exposição de trabalhos através de painéis, vídeos, fotos e textos produzidos a partir dos conteúdos trabalhos em sala de aula e nas vivências práticas.
Foto: Diney Araújo