A trilha formativa dos estudantes do projeto Oguntec está chegando ao final de mais um ano. Com aulas no Centro Educacional Edgard Santos (Garcia), os alunos também vem visitando instituições e projetos sociais que dialogam com os Desafios em que estão inseridos.
Uma destas ações externas foi a dos alunos do Desafio de Energia, que visitaram o Laboratório de Certificação de Placas Fotovoltaicas localizado no Tecnocentro. A visita foi guiada pelo prof. dr. Vitor Mancir, que compartilhou com os alunos o potencial de energia solar do Nordeste e da Bahia e apresentou os laboratórios, explicando todos os procedimentos e equipamentos do espaço.
“O intuito foi obter conhecimentos relativos à produção de placas solares, adquirir familiaridade com aparatos tecnológicos para desenvolvimento do projeto”, disse Mancir. Os alunos conheceram os laboratórios de teste e aprimoramento das placas solares, dentre eles a sala de calibração, de testes contínuos, testes elétricos, simulador flash, a sala de testes climáticos.
“É interessante saber que existe um laboratório para certificar esses painéis solares, espero que no futuro não muito distante, possamos desfrutar da energia solar baseada nas informações que o laboratório, junto com seus parceiros e alunos da universidade desenvolveram. As informações produzidas no labsolar são valiosas e servem para todos nós, além de trazer grande benefício ao meio ambiente”, Veronica dos Santos.
Com patrocínio da Dow Química, o projeto Oguntec acontece no Centro Educacional Edgard Santos, no bairro do Garcia e é voltado para estudantes do curso técnico de Administração.
Informações e fotos de Joice Antero