Aulas no Parque São Bartolomeu uniram alunos, professores e ex-alunos na II Trilha Ancestral!

  • Home
  • Notícias
  • Aulas no Parque São Bartolomeu uniram alunos, professores e ex-alunos na II Trilha Ancestral!
Aulas no Parque São Bartolomeu uniram alunos, professores e ex-alunos na II Trilha Ancestral!

Aulas no Parque São Bartolomeu uniram alunos, professores e ex-alunos na II Trilha Ancestral!


O dia 16 de julho ficará na memória dos mais de 70 estudantes do Curso Pré-Vestibular da Biko: foi o dia da II Trilha Ancestral, realizada no Parque São Bartolomeu - Subúrbio de Salvador. A proposta foi proporcionar aos estudantes um dia de aprendizado em campo, mas com um diferencial: próximos e imersos na ancestralidade de um local venerado e cultuado na história do povo negro, em especial dos religiosos de matriz africana.

O dia começou com um papo inspirador de Mãe Val de Ogum de Ronda, da Senzala Religiosa Mukundewa. Mãe Val falou de sua trajetória, seu investimento em sua educação e como ela influencia ainda sua vida. Houve aula prática também sobre o uso das folhas, seus significados e importância para os cultos religiosos e para o bem estar de cada um. 

Logo após, os alunos se alongaram e começaram os preparativos para percorrer os 2,5km de Trilha por dentro do Parque. A cada parada um aprendizado: primeiro sobre Capoeira, com as alunas Raiane Santana, Iris Amorim, Emanuele Nolasco e Patila Miranda, que fizeram uma Roda e mostraram aos colegas princípios básicos da Capoeira e seus cânticos. Até os professores entraram na Roda!

 

                          

   

                           

 

Na primeira parada, na Praça de Oxum, alunos e professores recitaram poesias de autores e autoras negras, como parte da intervenção de Literatura, Linguagens. Destaque especial para as alunas bikudas que formam o Coletivo ZeferinaS, com suas poesias militantes, feministas e afrocentradas. Na primeira parada sob as águas da Cachoeira de Oxum, o professor Carlos Cruz falou de preservação ambiental. Aqui os alunos - com sacos e luvas - colocaram a mão na massa, literalmente. Coletaram todo lixo que puderam, um dos problemas que mais prejudicam o Parque, além da segurança. ?

A prática seguiu por todo percurso. Nas águas da Cachoeira de Oxumarê, o aprendizado foi de Matemática, com o professor Sergio Correia e, logo após, sob as águas de Nanã, a aula foi de Ciências Humanas e Tecnologias, com os professores Jeferson Bispo e Tássio Matos. Aqui, todo o lixo coletado foi unido para posterior descarte. 

À tarde, as escritoras Lívia Natália, Vânia Melo e Lidiane Ferreira colocaram a Literatura Negra na Roda. Elas falaram de suas obras, trajetórias e, em especial Lidiane - que foi aluna da Biko em 2010.

Ela lembrou de como a educação para a Cidadania e Consciência Negra foi essencial pra sua transformação pessoal e política. os relatos de cada uma percorreu as mentes dos estudantes, que também foram brindados por apresentações de suas próprias colegas, como as meninas do Coletivo ZeferinaS, a poetiza Fabrícia de Jesus, ex aluna. 

A II Trilha Ancestral iniciou as celebrações dos 25 anos da Biko, que serão celebrados no dia 31 de julho. A programação para este grande dia ainda está sendo fechada.

 

        

           

 



Parcerias: