Quem Somos

info_5337_1.jpeg

INSTITUTO BENEFICENTE CULTURAL STEVE BIKO

 

Em junho de 1992, mais precisamente no dia 31, a iniciativa pioneira de professorxs e estudantes negrxs foi responsável pela fundação do INSTITUTO CULTURAL STEVE BIKO, por meio da criação do primeiro curso pré-vestibular voltado para negrxs no Brasil. A iniciativa foi resultado de diversas reuniões realizadas nos jardins da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no centro de Salvador.

 

O Instituto e o pré-vestibular foram embasados nas lutas antirracistas ao redor do mundo e na urgente necessidade de reunir a militância negra em nível nacional ao redor da Educação. E surge com o objetivo de inserir  a comunidade negra no espaço acadêmico como estratégia para sua ascensão social e o combate à discriminação racial.

 

A Educação do Instituto nasce já diferenciada, a partir do resgate dos seus valores ancestrais de seus estudantes, baseado no Movimento de Consciência Negra difundido pelo sul- africano Bantu Stephen Biko na África do Sul. Daí, o nome Instituto Cultural Beneficente Steve Biko, escolhido em homenagem a um dos mais ferrenhos combatentes contra o regime de segregação racial do Apartheid.

 

Em sua pedagogia, o Instituto diferencia-se pela disciplina Cidadania e Consciência Negra (CCN), que pauta em sala de aula, a autoestima e as lutas do povo negro no combate ao racismo. Na disciplina, estudantes são levados a resgatar a cultura afrobrasileira, destacando a religiosidade, a ancestralidade e trajetória de ativistas referências na luta contra as desigualdades. Com isso, a Biko busca influenciar a postura e pensamento dos jovens negros.

 

Atualmente o INSTITUTO CULTURAL STEVE BIKO é reconhecido pela principais organizações dos movimentos sociais na Bahia e no Brasil, por meio de premiações importantes como o Prêmio Nacional de Direitos Humanos (1999) e o Prêmio Cidadania Mundial, outorgado pela Comunidade Bahái do Brasil, em 2003. Todos os projetos da Biko são financiados por Instituições e empresas nacionais e internacionais e pela sociedade civil, por meio do investimento social abraçado por pessoas de diversos lugares no mundo.

 


MISSÃO

 


VISÃO


VALORES

Promover a ascensão político-social da população negra por meio da educação e valorização da sua ancestralidade.

Até 2025, ser uma instituição de referência no desenvolvimento de iniciativas que valorizam a diversidade étnico-racial, contemplando os saberes e fazeres da cosmovisão. africana e suas diásporas na produção do conhecimento por meio da construção da nova sede, no Campo Grande, em Salvador, a implantação da Faculdade Steve Biko

Baseiam-se nos princípios da filosofia africana chamada Ubuntu que consiste na coletividade, comprometimento, respeito. generosidade, solidariedade e empatia

 

 

Parceiros