Instituto Steve Biko inaugura projeto OGUNTEC 2017 no Colégio Edgard Santos

  • Home
  • Notícias
  • Instituto Steve Biko inaugura projeto OGUNTEC 2017 no Colégio Edgard Santos
 Instituto Steve Biko inaugura projeto OGUNTEC 2017 no Colégio Edgard Santos

Instituto Steve Biko inaugura projeto OGUNTEC 2017 no Colégio Edgard Santos


Fomentar e popularizar a ciência e a tecnologia, elevar a escolaridade, incentivar o empreendedorismo e estimular as idéias de inovação entre estudantes negros e negras oriundas de escolas públicas. Estes são os objetivos do projeto OGUNTEC, iniciativa do Instituto Cultural Steve Biko que este ano comemora 25 anos. A Aula Inaugural da edição 2017 do projeto será no próximo sábado (6), no Colégio Edgard Santos (Garcia), a partir das 9h e terá programação cultural aberta ao público.

 

Mais de 500 estudantes já foram beneficiados pelo OGUNTEC nos 15 anos de projeto e, em 2017, o foco será em “Empreendedorismo e Inovação”, com o objetivo de promover a inclusão socioprodutiva dos estudantes, tornando-os protagonistas no desenvolvimento socioeconômico sustentável em sua comunidade.

 

Nesta edição, 30 estudantes do Colégio Edgard Santos integrarão a nova turma, que serão desafiados a buscar soluções inovadoras para o bairro do Garcia, onde moram e estudam. Serão buscadas soluções para abastecimento de água, energia elétrica, para a questão do lixo na comunidade, que estejam integradas com as tecnologias e em consonância com as necessidades locais. 

 

Para celebrar o empenho e conquistas de todos que já passaram pelo OGUNTEC, no sábado (6), 25 ex-estudantes serão homenageados, representando cada ano da trajetória do projeto.

 

 

 

 

Formação e Investimentos
 
Este ano, o projeto OGUNTEC tem parceria com a DOW Química. Até dezembro, os alunos aprenderão a modelar e divulgar seus negócios, transformar idéias em produtos e serviços, a lidar com recursos financeiros e a importância da responsabilidade social em seus negócios, além de outros assuntos. Terá também visitas a outras escolas públicas, empresas de tecnologia, às estruturas da DOW, e outros empreendimentos, onde conhecerão de perto suas realidades.

 

Ao final da formação, a melhor proposta elaborada pelos estudantes contará ainda com recursos para o desenvolvimento do protótipo ou MVP (produto mínimo viável), a fim de aperfeiçoar a idéia selecionada. Os estudantes terão uma formação de seis meses e mais oito para elaborar o projeto, que será acompanhado pelos professores e funcionários voluntários da DOW durante todo OGUNTEC.

Biko 25 anos

 

Este ano o Instituto Cultural e Beneficente Steve Biko celebra 25 anos desenvolvendo atividades no campo político e educacional que resultaram em políticas públicas para o combate às desigualdades raciais. Hoje é uma entidade reconhecida em meio às principais organizações dos movimentos sociais na Bahia e no Brasil. O projeto OGUNTEC – há 15 anos - é um de seus principais, buscando reverter o baixo índice de negros e negras em cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia no Ensino Superior – em torno de 20% (IBGE, 2010).


Serviço


Aula Inaugural – Projeto OGUNTEC do Instituto Steve Biko

Quando: 6 de maio (sábado), 9h

Onde: Colégio Edgar Santos, Rua Prediliano Pitta, s/n - Garcia

Aberto ao público



Parcerias: