Na manhã da última sexta-feira (03/05), o Instituto Cultural Steve Biko recebeu em sua sede, no Pelourinho, a visita de estudantes do Middlebury College e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio do programa de intercâmbio promovido pelo Instituto. O grupo foi liderado pelas doutoras Silvia Lorenso e Caroline Schimer, da UFSC.
O Programa de Intercâmbio, realizado pelo Instituto Steve Biko, tem como estratégia a promoção de encontros, viagens e experiências internacionais para jovens estudantes universitários afrodescendentes no continente Americano. Segue-se um processo é uma característica cultural dos povos BANTU, em que a partilha de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento social.
O Programa traz como diálogo o universo da diáspora africana, ao interconectar a juventude afrodescendente para ampliar seus conhecimentos, aprender outra língua, reconhecer sua história no mundo, estabelecer vínculos simbólicos e trocas de experiências científicas e acadêmicas, respeitando a ancestralidade, o patrimônio diversificado e a contribuição da diáspora africana para o desenvolvimento das sociedades.
Durante a apresentação desta manhã, a professora doutora em Estudos Brasileiros - Literatura e diáspora africana, pela Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos, Silvia Lorenso, defendeu que a parceria com a Biko tem a intenção de possibilitar aos estudantes conhecerem o Brasil real e não aquele construído para turistas. “Como os estudantes de fora do Brasil ficam em casas de pessoas brancas, eles vão a bares com pessoas com o mesmo perfil, sendo possível que eles saiam daqui achando que de fato conheceram o Brasil, sem ter uma relação com algo mais real”.
Em tom de despedida, pois a professora Silvia Lorenso não estará mais à frente dos próximos grupos de intercâmbio da Middlebury College, a diretora pedagógica do Steve Biko, Jucy Silva, agradeceu a parceria, de pelo menos 14 anos com a liderança da professora Silvia e falou da mudança de visão de salvador e das questões raciais que ela trouxe aos encontros. “Agradeço muito pela sua parceria durantes estes anos, que foram de aprendizagem e que sempre esteve disposta a colaborar com a Biko, além de trazer para Salvador um novo olhar, um novo jeito de fazer intercâmbio, que tira o olhar meramente turístico da cidade para a real Salvador, o que gerou momentos de aprendizagem e reflexão”, afirmou Jucy.
Além dos professores e estudantes visitantes, o encontro contou com a apresentação do professor doutor Ivo Ferreira, da professora de inglês, Natália Coques e dos estudantes bikudos Breno Lopes, Larissa Santos e Vitória Low.