ENEMGRECIDO prepara jovens para o ENEM

ENEMGRECIDO prepara jovens para o ENEM

ENEMGRECIDO prepara jovens para o ENEM


O tradicional Aulão ENEMGRECIDO foi realizado ontem (02/11), na sede do Instituto Cultural Steve Biko, durante todo dia. Na programação, além das aulas, os estudantes tiveram um momento lúdico onde puderam relaxar com recital de poesia com a participação especial da artista Viik Amazi.

O Evento promovido pela coordenação do Pré-vestibular da Biko tem como objetivo revisar), de forma descontraída, os conteúdos que poderão ser cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM. Segundo o assistente pedagógico do pré-vestibular, Alex Almeida, o ENEMGRECIDO é um momento de reflexão dos conteúdos e avaliação pessoal de aprendizagem individual. “O aulão preparatório para o ENEM, é um momento importante para a equipe e para os estudantes, ainda mais quando temos jovens negros e negras, que têm como objetivo possibilitar a ascensão à educação e o nível superior para modificar a realidade de suas comunidades”, reforçou Alex. 

 

 

Para o estudante Endel Santos, que vai tentar o curso de Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Instituto Steve Biko mudou a vida dele, permitiu acesso a outras informações e ele deve isso aos professores e colegas que fizeram e fazem parte de sua trajetória em busca do acesso à graduação.       

“Hoje em dia vejo que a Biko me ajudou bastante. Na minha questão racial e na leitura de como ver o mundo e interpretar as coisas. A Biko não prometeu nada e entregou muita coisa que eu não sabia o que eu era. Eu me desloquei da minha cidade, Amargosa, para vir morar aqui após passar no processo seletivo da Biko eu passei e hoje vejo que valeu a pena. Mesmo antes de fazer a prova, apesar da formação, da ansiedade, devido à expectativa que eu criei pela prova, vivi muita coisa aqui, a Biko me fez colocar os pés no chão, para eu me situar.”

Endel usou a filosofia da união para complementar os estudos, o que é importante no crescimento e, também, no enfrentamento dos desafios diários vividos pelos jovens negros.

“Quando entrei na Biko eu queria fazer tudo. Quase todos os dias eu levava uma redação para o professor Ivo Ferreira, depois fui pegando mais os macetes e fui me preparando durante o todo ano e agora no último mês, resolvendo apenas questões. A gente criou um grupo chamado “grupo do desespero”, juntamente comigo estão Pedro Marques, Bruno Lopes e Jorge Luiz. A gente manda questões, atividades, temas de redação, os gabaritos, as provas do ENEM. Temos nos preparado bastante nos últimos dias, e hoje é o último dia de estudos, pois amanhã e depois vamos descansar. Eu vou ficar de boa, ouvir uma música, terminar de ler um livro e resenhar com os amigos”.

 

As provas do ENEM ocorrem nos dias 05/11 e 12/11 e estudantes de todo Brasil podem participar. Nós, do Instituto Cultural Steve Biko, desejamos uma excelente prova a todos nossos estudantes.



Parcerias